sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PENEDO RJ: Série Natureza – As borboletas encerram mais uma temporada anual ...

 

Todos os anos, ao final do inverno, geralmente no início do mes de setembro, em uma dada manhã de muito sol, nos deparamos com inúmeras borboletas que correta ou incorretamente nos referimos como sendo pequenas “monarcas”.

          Paulo Gisele 12 8 2011 2

Elas estarão voando bem alto, quase na altura das copas das árvores de nosso bosque.

     FOTOS DIVERSAS set 2010 Gary 169

Algumas, não tão poucas, saem da mata ciliar da beira do córrego e insistem em nos deslumbrar  com seus suaves movimentos em volta das folhagens, bem no início da trilha que acessa nossa minação.

      FOTOS DIVERSAS set 2010 Gary 105 

Fico triste e deslumbrado.

Triste porque este lindíssino fenômeno, milhares de borboletas dando um verdadeiro show em  nossas trilhas, está terminando neste ano e, feliz porque sinaliza que a natureza em nossa região segue seu rumo sem modificações significativas.

FOTOS DIVERSAS set 2010 Gary 050

Ano que vem, a partir  de abril, reiniciamos nossas buscas dos sinais que indicarão que elas estão por chegar ou por vir(presença de pequenos casulos e mesmo as ditas, já voando em torno de algumas florezinhas de outuno) para, mais uma vez, nos presentear com sua linda e alegre presença.

Muitas outras variedades de borboletas estão e estarão conosco em nossos jardins, beijando nossas lindas florações ao longo da primavera e do verão, sempre presentes com sua beleza e delicadeza.

Natureza_044    Borboletas 15 4 2011 010

Nossos pássaros, nossas flôres e a natureza em geral, também ajudarão a oferecer aos nossos turistas e visitantes momentos inesquecíveis nesta sua visita a  Penedo.

DSC01236 Tiê sangue Luciana Trigo 20 jan 2011

Em nosso nome e de todos estes lindos seres, agradecemos por viver e reviver sempre estes privilégios.

TERVETULOA  PENEDON   BEM-VINDO A PENEDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário