sábado, 23 de janeiro de 2010

PENEDO RJ : SÉRIE NATUREZA -CONSIDERAÇÕES GEOLÓGICAS DA VILA DE PENEDO

 

 

PENEDO RJ : SÉRIE NATUREZA

Este pequeno texto tem como objetivo descrever, de uma forma bem simples, alguns aspectos geológicos do entorno da Vila de Penedo - RJ, englobando  parte do que chamamos Região das Agulhas Negras.

FOTOS DIVERSAS set 2010 Gary 116

Nas atividades que envolvem o turismo brasileiro, diferentemente de países onde estas condutas são, na prática, levadas a sério, pouca ou quase nenhuma importância se dá aos aspectos e registros dos fenômenos que envolvem a natureza de um lugar, e de como ele se encaixa fisicamente em nosso planeta como um todo.
Em contra ponto a este fato, é preciso registrar, antes de começar este pequeno relato, o relevante e belíssimo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro( DRM-RJ ), denominado Caminhos Geológicos que, de forma resumida, constitui na permanente divulgação para a comunidade brasileira em geral, dos mais importantes fenômenos e feições geológicas de nosso estado. Vale a pena conhecê-lo visitando o endereço: http://www.caminhosgeologicos.rj.gov.br/site/home/ .
Para breve deveremos contar com este trabalho em nossa região.


Utilizo, para ilustrar este texto a seguir, de dois desenhos elaborados por dois diferentes artistas finlandeses com profunda sensibilidade dos aspectos naturais de nossa vila, feitos a partir de uma visada da antiga Pousada da Da. Lídia Reiman,  atual Pousada Arboretum, (veja nosso site para o registro histórico www.arboretum.com.br).
O primeiro desenho foi assinado em 17/04/50 por um artista de teatro finlandês que aqui viveu e morreu, Arno Kallio.

figura03

A obra de arte retrata com perfeição o contraste do relevo ondulado do embasamento rochoso de Penedo, com a forma de meia laranja, em contraste com as rochas mais recentes do Maciço do Itatiaia, que produzem um relevo mais escarpado, mais acidentado. Um verdadeiro primor de detalhes e acuidade. Somente pessoas muito sensíveis ou com verdadeiro conhecimento científico para detalhar tão bem em uma pintura, os encantos da natureza.  
Compare com a foto abaixo. Muito bom!

 FOTOS DIVERSAS set 2010 Gary 129
O segundo é um bico de pena de Alva Athos  Fagerlande , arquiteto e  primeiro descendente de finlandeses nascido na vila,  pintado em 1956 também a partir da atual Pousada Arboretum . Este desenho retrata o Rio das Pedras encaixado no relevo local, margeado por uma pequena mata ciliar.

figura01

Está também repleto de detalhes geológicos que abaixo tentarei descrever. Ainda, nesta figura, como um ponto focal, é mostrado o desenho de um belo exemplar de Ipê amarelo (Tapebuia sp ).

Passarei agora a descrever a geologia do entorno de Penedo-RJ que está resumida, de forma bem simplificada,  abaixo:

Um embasamento rochoso muito antigo, com mais de bilhão de anos, composto principalmente por rochas metamórficas do grupo dos gnaisses.

 

Penedo Est. 3 Cachoeiras Abril 2010 008

Belos afloramentos são facilmente encontrados na porção alta de Penedo, em trechos do leito dos rios locais sendo muito belos os existentes nas 3 Cachoeiras , 3 Bacias e Cachoeira de Deus,  além de muitos outras exposições onde o solo argilo-arenoso de cobertura foi carreado por fenômenos erosivos proporcionando novas  exposições destas rochas gnássicas, possuidoras de uma típica e nítida foliação.
O Pico do Penedo representa uma porção mais quartzosa destes gnaisses que compõem nosso embasamento.

 Imagen 024

Nos desenhos descritos acima e que servem de ilustração para nosso texto, observa-se perfeitamente o relevo em meia laranja do embasamento gnássico, aliado à presença de voçorocas que correspondem a formação de grandes buracos no terreno causado pela ação erosiva da água de superfície, resultado negativo do mau uso do solo já em tempos passados e que, no caso, é fruto do desmatamento descontrolado da cobertura vegetal para o plantio de café nos finais do século IXX e durante o século passado. 

Outras rochas mais jovens, com idade de apenas!!! 70 milhões de anos formam o conjunto de rochas alcalinas intrusivas nas rochas do embasamento e compõem as serras do Parque Nacional de Itatiaia. Seus vários tipos litológicos possuem nomes muito engraçados para os leigos, a saber: sienitos, foiaítos, pulaskitos, etc. Elas, não raro, são erroneamente chamadas de granitos, o que não condiz com a verdade geológica, embora, de fato, sejam visualmente rochas ígneas com texturas muito parecidas.

 

Pousada Flores divs set 2010 II 032

Grandes blocos soltos destas rochas, com uma superfície escura devido à formação de musgos, são vistos na superfície e nos solos de cobertura dos terrenos locais.

Parque das Águas Resende RJ 002 

Nos dois desenhos citados anteriormente, estes blocos foram bem observados e registrados. Estes, ao serem fragmentados em forma de cubos ou paralelepípedos, principalmente, servem de matéria prima na construção de muros e pavimentação das residências e ruas de nossa região.

Casa de Pedra 011

A maioria dos blocos arredondados que ocorrem nos leitos dos rios são também produtos da erosão, fragmentação e arredondamento  destas rochas alcalinas.

Importante também para registrar foi a utilização destes blocos , encontrados em nossos ribeirões, na construção de uma das primeiras casas de Penedo, hoje conhecida como Casa de Pedra e que está localizada logo no início da nossa estrada de acesso a vila, a direita. Vale a pena conhecer.


Casa de Pedra 001
Em Serrinha  do Alambari o enorme bloco conhecido por Pedra Sonora talvez seja o mais famoso de todos, e motivo de muita visitação por parte dos turistas.

Em tempos geológicos recentes, mais ou menos 35 milhões de anos atrás, processos erosivos das diversas rochas pré-existentes, levaram ao preenchimento de bacias das planícies do paleo-relevo local, formando o que denominamos de bacias sedimentares. Estas bacias são constituídas por rochas originadas da solidificação de sedimentos do tipo arenoso, argiloso e mesmo de seixos e fragmentos, de um tamanho maior.
Belos afloramentos destas rochas sedimentares podem ser observados do lado direito de quem chega no Portal de Penedo, nos cortes de estrada à direita; logo no início da estrada para Visconde de Mauá; e também em afloramentos nas margens da via Dutra, logo após a vila residencial da AMAN( Academia Militar das Agulhas Negras), entre Resende e o trevo de acesso à Penedo, no sentido Rio - São Paulo(foto abaixo).

Parque das Águas Resende RJ 054
Estas rochas compõem a Formação Resende e são nelas que alguns poços perfurados produzem a água mineral de Resende que todos conhecemos e bebemos. Não deixe de visitar o Parque das Águas de Resende e saborear esta riqueza natural cuja qualidade também está ameaçada pelo crescimento desordenado de nossas cidades.
Parque das Águas Resende RJ 026
Finalmente, temos os sedimentos recentes, que compõem os solos superficiais e os sedimentos areno - argilosos dos fundos dos leitos e das pequenas praias de nossos rios, que denominamos de aluviões, observáveis principalmente nos trechos do baixo Penedo onde o rio perde sua energia típica das cabeceiras e deposita em seu leito e margens grande parte dos sedimentos que transporta, produtos dos processos erosivos da superfície, naturais ou mesmo causado pela ação do homem.
B Córrego Frio e

A maioria dos grãos que compõem os aluviões é de um mineral denominado quartzo que nunca se altera ou decompõe, mas vai se fragmentando e se arredondando ao longo de sua viagem nos leitos dos rios. Pois serão estes sedimentos arenosos que transportados pelos rios continuamente, um dia chegarão ao litoral formando as areias claras de nossas lindas praias oceânicas e, por que não, fluviais.

É sempre uma longa e bonita viagem como também é a história geológica do planeta Terra.

Finalizamos dedicando este simples relato geológico ao nosso querido e entusiasmado professor Joel Gomes Valença que, recentemente, nos deixou fisicamente. Nos sentimos responsáveis, dentre  seus muitos discípulos, com  a responsabilidade de  manter viva a divulgação das maravilhas geológicas de nosso planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário